sexta-feira, 19 de junho de 2009

ADIVINHAS MATEMÁTICAS

Pergunta pra responder
1
Quero que você me diga
Se você sabe somar
Metade de dois mais dois
Quanto é que vai ficar.

2
Então veja meu amigo
Se souber multiplicar
Quatro vezes quatro ao quadrado
Quanto é que vai ficar.

3
Se souber multiplicar.
Então diga de uma vez
Meia dúzia ao quadrado
Quanto vai da desta vez

4
Agora extraia a raiz
Quadrada deste valor
Divida este resultado
Por dois o que encontrou
Quanto você obteve
Quero saber seu doutor

5
Quero que você me diga
Ligeiro sem respirar
O resultado da conta
Que eu vou lhe apresentar

5a
Quanto é 8 vezes 7
Mais 9 mais meia três
Elevando tudo a zero
Que valor da desta vez.


5b
Pegue este resultado
Some com 99
Depois extraia a raiz
Quadrada, pois você pode.
E diga quanto é que dar
Pois se errar vai da bode.
6
Quero que você me diga
Pois eu quero confirmar
Em uma dúzia de gado
Quantos pés podem contar.

7
Você pensa em um número
E dobra esse valor
Depois divide o total
Pelo número que pensou
Diga qual o resultado
Do cubo deste valor

8
Se você gosta de números
Eu quero então perguntar
Qual o maior algarismo
Que você pode encontrar

9
Somando dois algarismos
Consecutivos qualquer
Dará sempre número impar
Veja isso como é

10
Agora o interessante
Eu vou aqui lhe mostrar
Se você tem numero impar
E também tem número par
Soma eles entre si
Só dar resultado par.
11
Agora se você soma
O número impar com par
O resultado é impar
Vamos somar pra provar

12
Quero que você me diga
Isso aqui bem natural
Quem é que anda em ele
Quem anda em diagonal

13
Quero que você me diga
E veja bem como é
Se fico em pé ele deita
Se deito ele fica em pe

14
Sou nascido nas queimada
Meu natural é o chão
Tenho 25 dedos
Na metade de uma mão

15
Quero que você me diga
Bem rápido qual o seu nome
Mais baixo que uma galinha
Mais alto do que um homem

16
Fale ligeiro amigo
Que não posso esperar
Quem fica no meio da terra
E também no fim do mar
E no começo da rua
Você pode encontrar

17
Quero que você me diga
Que nome é que ele tem
Quando vai bole na folha
Quando vem bole também

18

Numa sala existem uns gatos
Que aprenderam a contar
Cada gato ver três gatos
Quantos têm neste lugar

19
Caminhavam numa estrada
Mil ovelhas sem pastor
A da frente olhou pra trás
Quanta ovelha contou.

20
Viajava num navio
Um homem que não falava
Com gesto lhe perguntaram
Como ele se chamava

20a0a
Apontando para longe
Depois pra dentro do mar
Em duas pratas bateu
Seu nome ai estar.

22

Pense no que vou dizer
E olhe bem onde ando
E quem tem o pé comprido
E faz o rasto redondo.

23

Preste atenção e responda
Veja bem se é capaz
Assim que o sol sai
O que é que o boi faz.


24

Eu sei como vou fazer
E faço isso bem perto
Eu faço de olho fechado
Você não de olho aberto.

25
Um fazendeiro mandou
Um empregado levar
100 garrotes bem magrinhos
Para na fazendo engordar
No caminho morre um
Quanto é que vai ficar.

26
Vou fazer uma pergunta
E você preste atenção
Quem é que enche uma casa
Porem não enche uma mão

27
Responda se for capaz
Bote a cuca pra pensar
Quem é que entra na água
Entra e sai sem se molhar

28
Vou fazer esta pergunta
Veja que coisa bonita
Quanto maior e mais cresce
Mais pertinho do chão fica

29
Quem gosta de escrever
Sabe usar bem o papel
Quero que você me diga
Quem fica acima do céu

30
Olha que coisa engraçada
Quando se faz zum, zum , zum
Enquanto todos têm dois
Por que você só tem um.



31
Responda-me esta pergunta
Pra que eu não mais esqueça
O braço é fora do corpo
Mas a boca é na cabeça

32
Faça bem a sua conta
Para poder não errar
Quem de vinte cinco tira
Quanto é que vai ficar.

33
Existe alguma coisa
Que no mar ela navega
Pode ser de qualquer cor
Marre de pe não se entrega

34
Quero que você responda
Se a farinha é de trigo
Quem é que tem pé redondo
E faz o rasto comprido.

35
Tenho aza mais não voou
Tenho bico e mais não belisco
Tenho coroa sem ser de padre
E onde é que eu fico?

36
São dois irmãos emanados
Desigual no parecer
Um serve pra trabalhar
O outro para comer

37
Quero que você responda
Essa agora é uma fria
Minha tia tem uma irmã
Porem não é minha tia.






38
Tenho uma caixa vazia
Pesando 50 quilos
Depois dela bem cheinha
Mudou também seu estilo
A caixa ficou mais leve
Pesando 40 quilos

38a
Quero que você me diga
De que foi que eu enchi
Aquela caixa vazia
Porem não sei o que fiz
Pra caixa ficar mais leve
Vença este desafio.

39
É algo interessante
Porem você não agarra
Quem é que corre no mato
Porem no limpo ele esbarra

40
Eles são sete irmãos
E eu não sei de onde vem
Mas cinco tem sobrenome
E dois dos sete não tem

41
Ele não tem pé mais corre
Tem leito porem não dorme
Anda devagar no plano
E quando para ele morre

42
Quero saber direitinho
Algo que você não sente
O que é que bem depressa
Bota o pobre pra frente

43
É uma casa caiada
Que não tem porta nem tranca
Com uma lagoa dentro
É como uma igrejinha branca


44
São dois irmãos emanados
Que parecem estarem voando
Só que um morre queimado
O outro morre cantando

45
Ela é tão interessante
Pintadinho como guiné
Ela fala sem ter boca
Porem anda sem ter pé

46
São como torres no alto
Também bonitas janelas
Abre e fecham direitinho
Sem precisar toca nelas

47
Um pedreiro trabalhava
Em cima de uma igreja
Perguntou qual é seu nome
Olhando pra natureza
Meu nome estar no que faço
O outro escreveu na mesa.

48
Dentro de uma corrida
Existe um corredor
Que dentro da maratona,
Ninguém nunca ultrapassou

49
Estando em uma corrida
E consegue ultrapassar
O corredor que está
Em um segundo lugar
Que posição você fica
Depois que ultrapassar.

50
Você pega R$ dez reais
E dar para dividir
Por duas pessoas amigas
Mas não vamos confundir
Uma fica com um real
A mais que a outra a sorrir.
50a
Agora diga você,
Como faz a divisão
Quanto ganha cada um
Na sua opinião.

51
Vou fazer uma pergunta,
e me responda sem medo,
quando é que a mulher
consegue guardar segredo?

52
vou fazer uma pergunta
me responda de um vez
Dos três aos trinta e três
quantos três tem desta vez

53
quero que você responda
não precisa fazer conta
Dos nove aos noventa e nove
quantos noves você conta

54
quero que você responda
e como pode ser visto
O rato roeu a roupa
do rei de Roma no lixo
o rei de raiva roeu o rato.
E Quanto R tem nisto.

55
se você sabe responda
mas veja que é como bronze
Qual a palavra de quatro letras
que tirando duas, fica onze?

56
eu quero lhe perguntar
mas isto aqui eu não sinto
Quando é que de dezenove
tirando um fica vinte?




57
se você sabe responda
mas pode ser uma fria
Nasce no mato e no mato se cria
depois vem pra casa fazer alegria

58
já com esse é diferente
porem não tem agonia
nasce no mato e no mato se cria
e morre de parto dá primeira crias.?

59
o que é o que é
perigosa de armar
sempre é melhor não entrar
ninguém gosta de perder
todo mundo quer ganhar?

60
o que é o que é
tem dente mais não tem boca
não morde, mastiga ou come
é careca e tem cabelo
quem adivinha seu nome?

61
o que é o que é
adivinhar é dureza
quem começa nunca acaba
responda quem tem certeza
por que o boi sempre baba?

62
o que é o que é
são luzes mas não tem fio
são quietas e agitadas
se dormem durante o dia
a noite passam acordadas?

63
o que é o que é
que coisa que coisa é
passa a vida na janela
e mesmo dentro de casa
está sempre fora dela

64
o que é o que é
costuma chegar na hora
às vezes vem de repente
quando vive dá trabalho
só morta fica contente?
65
o que é o que é
é água, não vem do mar
nem na terra não nasceu
do céu ela não caiu
todo mundo já lambeu?

66
o que é o que é
essa aqui não é bolinho
adivinhe se puder
quanto mais quente ele está
mais fresco o danado é?

67
ele é magro pra chuchu
tem dentes mas nunca come
e mesmo sem ter dinheiro
dá comida a quem tem fome?

68
o que é o que é
buraco sem serventia
não existe quem não tenha
tem o homem e a mulher
a criança também tem?

69
o que é o que é
essa aqui não vai ser fácil
quero ver adivinhar
é coisa que ninguém tem
mas que todos podem dá?

70
o que é o que é
quero que você me diga
veja bem como é que é
gosta de pular pra cima
e quando pula faz bé.

71
quero que você me diga
se você sabe contar
quantas voltas um cachorro
ele dá para deitar.

72
sou branco também sou preto
ando porem sei voar
voou baixo voou lento
quem correr vai me pegar?

73
tenho dentes afiados
porem não sei o porque
como, como e não engordo
é mais fácil emagrecer?

74
não sou grande nem pequeno
porem sou desajeitado
e só entro na cidade
se estiver amarrado?

75
uma equipe de operários
trabalham o dia inteiro
tem conforto e tem comida
mas não conhece dinheiro?.

76
diga como é meu nome
eu vou dizer na carreira
canto a manha todinha
e as vezes a tarde inteira?

77
eu não sei o é que eu fiz
que molhei o meu roçado
só sei que quando eu caio
caio em pé, corro deitado?

78
sou feio, e sou bonito
falar, não tem jeito não
eu posso não aprender
mas eu presto uma tenção?

79
eu canto falo assovio
trepo ando sei voar
vença esse desafio
diga que bicho vai dá
80
quero que você me diga
que boca grande que tem
não tem língua não tem dente
porem não morde ninguém?

81
some a operação
que eu vou lhe apresentar
usando raiz quadrada
se você sabe operar
é muito fácil é brinquedo
para estudante brincar

81a
raiz quadrada de nove
mais raiz de dezesseis
mais raiz de vinte e cinco
mais raiz de trinta e seis
menos a raiz de quatro
que valor dá desta vez

82
agora veja outra vez
para não se atrapalhar
a raiz de meia quatro
qual é o valor que dá
triplicando este valor
que número vai encontrar

83
Eu vou perguntar agora
Quem sente gosto de mel
E quando se mexe alcança
A altura la do céu

84
Quero que você me diga
Não responda antes da hora
Quem é que entra na água
Entra e sai e não se molha

85
Você sabe responder
Ela é cheia de buracos
Mas seura muita água
Porem não fica no cacho
86
Quero que você me diga
Muita gente não espera
Porem quando a gente perde
Nunca mais se recupera

87
Se você não sabe eu digo
E falo muito profundo
E uma coisa importante
É que mais pesa no mundo

88
Vou perguntar a você
Porem não vou lhe mostrar
Quem atravessa um rio
Passando sem se molhar
























Respostas

1) três
2) quatro
3) trinta e seis
4) três
5a) zero (5a)
5b) dez (5b)
6) quarenta e oito
7) oito
8) nove
12 cavalo e bispo do xadrez
13 pé
14 milho
15 chapéu
16 é o R
17 é um bicho por nome quandú
18 quatro
19 nenhuma, ovelha não sabe contar
21 lamartin
22 compasso
23 sombra
24 botar o dedo no olho
25 um
26 botão
27 sombra
28 rabo de cavalo
29 acento
30 a letra O
31 pilão
32 quinze
33 vela
34 roda
35 bule
36 lima de ferro e lima fruta
37 mãe
38 buracos
39 folgo
40 dias da semana
41 rio
42 topada
43 ovo
44 cigarro e cigarra
45 carta
46 olho
47 armando torres de barro
48 o último
49 no segundo
50 R$ 4,50 e 5,50
51 quando não tem,
52 tem oito
53 tem vinte
54 não existe R na palavra nisto
55 TAXI
56 XIX
57 violão
58 bananeira
59 briga
60 pente
61 não sabe cuspir
62 estrelas
63 botão
64 fome
65 lágrima
66 pão
67 garfo
68 umbigo
69 tapa
70 cabra
71 quantas quiser
72 anum
73 serrote
74 caranguejo
75 formiga
76 cigarra
77 chuva
78 coruja
79 papagaio
80 boca da noite
81 16
82 512
83 a língua
84 a sombra
85 esponja
86 o tempo
87 a balança
88 O GRITO

Nenhum comentário:

Postar um comentário